O Paysandu elegerá um novo presidente na próxima sexta-feira, dia 30. Em 2012, o clube paraense passará, pela primeira vez em sua história, por esse processo de forma direta, ou seja, os próprios sócios e beneméritos do clube terão direito a voto. A votação será na sede social do clube, das 16h às 21h, com a apuração sendo iniciada logo em seguida. Por ser uma metodologia nova para os membros do clube, na noite desta sexta-feira o presidente da Assembleia Geral bicolor, Paulo Moraes, convocou a imprensa para esclarecer qualquer dúvida referente às eleições no Papão.
– Esta é a primeira eleição após a Assembleia Geral preparar o novo estatuto. A Assembleia é a verdadeira dona do clube, pois antigamente era o Conselho Deliberativo, aquela mesmice. Então resolvemos mudar – explicou Machado
saiba mais
![]() |
| Paulo Moraes esclareceu dúvidas sobre a eleição no clube (Foto: Pedro Cruz/GLOBOESPORTE.COM) |
Chapa 'Novos Rumos' quer priorizar a profissionalização do clube
Para o biênio 2013/2014, duas chapas concorrem ao pleito: a “Novos Rumos”, da oposição, e a “Centenário, da ocasião. A primeira é liderada pelo ex-atacante alviceleste Vandick Lima, enquanto a segunda tem Victor Cunha como presidente.
O GLOBOESPORTE.COM separou por tópicos os assuntos tratados pelo presidente da Assembleia Geral do Paysandu. Acompanhe a seguir:
Quem poderá participar da votação
– Tem direito a voto os sócios-proprietários e os sócios remidos, a partir dos 16 anos. A partir dos 18 anos, eles passam a poder ser votados também. O sócio proprietário tem que estar com as suas mensalidades em dia, ou seja, a última oportunidade dessas pessoas quitarem suas dívidas com o clube foi no dia 16 de novembro. Os que não quitaram até o dia 16, não vão poder votar. Hoje, em torno de 1.100 sócios estão aptos a votar.
Mudança no estatuto tira isenção de mensalidade de beneméritos e grandes beneméritos
– Houve uma modificação no estatuto com relação à isenção que os beneméritos e grande beneméritos tinham com as mensalidades sociais. Foi retirada essa isenção. Dessa forma, eles teriam que cumprir o que o sócio proprietário também tinha que cumprir. Alguns beneméritos e sócios pagaram, outros não. Os que não pagaram, não poderão votar. Isto está escrito no estatuto e vamos cumprir.
Quem será eleito
– O novo estatuto social do clube põe que, na sexta-feira, a Assembleia Geral do clube vai se reunir para eleger e dar posse aos membros efetivos e suplentes do Conselho Deliberativo. Nesse caso, a Assembleia elege e dá posse. No dia seguinte (sábado, 1º), esses conselheiros eleitos se reúnem para: eleger a mesa, ou seja, o presidente da mesa, dois vices e dois secretários; eleger o presidente e vice da diretoria executiva; eleger e dar posse aos membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal; e eleger e dar posse aos membros do corpo diretivo da própria Assembleia Geral. Em janeiro, esse mesmo Conselho dará posse ao presidente e vice da diretoria.
![]() |
| Cédula de votação e novo estatuto do Paysandu (Foto: Pedro Cruz/GLOBOESPORTE.COM) |
Apuração não tem hora para acabar
– Nós não temos experiência, ainda, em apuração de uma eleição como essa porque, antigamente, era uma chapa completa, ou seja, era só pegar a ‘chapa branca’ e colocar para um lado, pegar a ‘chapa azul’ e colocar para o outro e contar os votos. Agora não. Os conselheiros, esse ano, se inscreveram individualmente. O sócio que desejava ser conselheiro se inscreveu para disputar e ganhou um número. Então, na sexta-feira haverá uma cédula com espaço para os sócio votarem em até cinco conselheiros pelo número. Na parte de baixo, o sócio escolherá entre a Chapa Centenário e a Chapa Novos Rumos. Dessa forma, marca-se com um X a chapa desejada e, para os conselheiros, escreve-se o respectivo número. Por conta disso, deve demorar um pouco o processo de apuração, então não tenho a mínima ideia de quanto tempo possa demorar isso. Tenho toda a papelada organizada para ser o mais prático e rápido possível.
globoesporte.com


0 comentários:
Postar um comentário