A governadora Ana Júlia Carepa dirigiu ontem, ao participar do programa Argumento, da TV RBA, um apelo à opinião pública paraense para que se mobilize no sentido de sensibilizar a direção da Fifa para a escolha de Belém como uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014.
Partiu do apresentador, Mauro Bonna, a provocação na abordagem inicial do assunto, ao lembrar que uma equipe técnica da Fifa tem chegada prevista a Belém para esta quinta-feira. A governadora sugeriu que os paraenses mandem mensagens para a Fifa e a CBF através de e-mail, defendendo a escolha da capital paraense, e manifestem por outros meios a sua paixão pelo futebol, como, por exemplo, exibindo faixas e cartazes. Ela fez questão de destacar, a propósito, uma visita que teve oportunidade de fazer à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em companhia do deputado Jader Barbalho para tratar do assunto.
A governadora ressaltou a importância do apoio público do presidente Lula à escolha de Belém e destacou que a cidade reúne, mais que qualquer outra capital da Amazônia, todas as condições para sediar a Copa. Entre outros fatores, Ana Júlia citou a infraestrutura de Belém, recentemente submetida a teste com a realização do Fórum Social Mundial, as facilidades de acesso e a própria tradição do futebol paraense no cenário nacional.
Sobre o Fórum Social Mundial, Ana Júlia disse que o evento foi um enorme sucesso. Destacou que o Estado do Pará e a cidade de Belém, mais especificamente, se tornaram conhecidos no mundo. “Belém, a partir de agora, está inserida definitivamente no roteiro turístico internacional”, disse.
A governadora fez ainda referência a um levantamento preliminar sobre o impacto do Fórum Social na economia de Belém. Segundo ela, houve uma injeção de quase R$ 47 milhões na economia local apenas pelo incremento dos negócios no setor hoteleiro e nos transportes. Nesse valor, conforme frisou, não está computado o movimento financeiro do comércio informal.
No campo político, Ana Júlia classificou o PMDB como “aliado prioritário” do seu governo e enfatizou que, no que depender dela, nada vai conseguir abalar o relacionamento entre os dois partidos. Garantiu, também, que vai apoiar em Santarém a chapa formada por PMDB e PT para a disputa da prefeitura local.
Na área administrativa, descartou a hipótese de privatização da Cosanpa e do Banpará e anunciou, para este ano, o início de um conjunto de obras na capital. Entre elas, o elevado na esquina da avenida Júlio César com Pedro Álvares Cabral, a continuação da avenida Independência, obras de melhoria na rodovia Arthur Bernardes e a duplicação da rodovia Transmangueirão.
Ana Júlia admitiu que o Governo do Estado acompanha com muito cuidado a evolução da crise financeira mundial, mas garantiu que ela não vai interferir no plano de investimentos do Governo do Estado para 2009. Assegurou, também, já ter recebido da direção da Vale a comunicação formal de que está mantido o projeto de construção de uma siderúrgica no município de Marabá.
0 comentários:
Postar um comentário