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quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Info Post
A chapa Novos Rumos Papão encabeçada por Ubirajara Lima e Miguel Sampaio, tem como principal diferencial competitivo a gestão profissional. É essa a bandeira que esse grupo prega. A valorização da gestão. O tratamento do Paysandu Sport Club como empresa.
O nosso projeto visa retirar o Paysandu dessa situação de desequilíbrio. E para tal estamos unindo forças dentro e fora do nosso grupo, levando em conta a visão e as experiências individuais para a ocupação dos cargos certos pelas pessoas certas. Pessoas que nunca se prevaleceram dessa condição para se auto-realizar, seja no aspecto pessoal ou patrimonial. Buscando adequar a experiência profissional com o cargo a ser exercido, nos dará a segurança de que todas as áreas tendem a andar bem sem a necessidade de intervenções externas e com total comprometimento do gestor.
Buscamos a geração de lucro através de uma administração moderna e eficiente, a valorização do sócio com poder de participação nas decisões do Clube através da implantação da Ouvidoria e de diversos canais de comunicação colocados à disposição dos associados e da torcida que são os clientes aos quais o Paysandu Sport Club presta serviços e vende seus produtos, gerando satisfação acima de tudo.
A presente proposta de modelo de gestão visa expor as ações sugeridas para o Biênio 2011/2012, não tendo a pretensão de se completar em apenas dois anos, mas visando dar os primeiros passos em direção à independência gerencial do Paysandu Sport Club através da implantação de modernas técnicas de administração empresarial, tratando o Clube como empresa, gerando resultados satisfatórios e possibilitando aos associados (acionistas) darem continuidade à gestão.

MISSÃO, VISÃO E VALORES
• Missão: gerar satisfação a imensa torcida bicolor nos 4 cantos do país mostrando-se como entidade séria e com credibilidade para adquirir novas conquistas para o Clube em diversos campos da administração.
• Visão: Recolocar o Paysandu na lista dos grandes clubes brasileiros, não somente no futebol como também em diversos esportes que fazem e farão parte do novo Paysandu.
• Valores: Respeito aos sócios, torcedores e adversários. Ética esportiva e formação de homens e atletas para a sociedade.

Devido à falta de organização na administração centralizada praticada há anos pelos clubes do Norte do País e à medida que se exige maior profissionalismo na gestão moderna, a Tecnologia da Informação – TI torna-se indispensável para diminuir distância, automatizar processos e reduzir custos. Uma série de tecnologias começam a chegar ao futebol com a implantação da filosofia de "clubes-empresas". É importante pensar que para se obter sucesso dentro de campo a retaguarda é fundamental, pois só desta forma um clube poderá crescer de forma segura e se desenvolver em várias frentes.
Para atrair investimento através de respaldo técnico em função da segurança da marca do Clube, propomos a implantação do departamento de TI, embasados no exemplo do Cruzeiro Esporte Clube que quando, em 1999, firmou uma parceria com um investidor estrangeiro que passou a exigir balancete mensal no quinto dia útil de cada mês, esse clube pôde desenvolver um processo de gestão muito ágil, pois havia implantado a diretoria de tecnologia de informação ainda em 1996.

PROPOSTAS DE GESTÃO

1 - AÇÕES IMEDIATAS
I. Criação da Ouvidoria, independente e permanente do Clube;
II. Negociação permanente da dívida do clube com os credores;
III. Inclusão no Portal do Paysandu Sport Club o Canal da Transparência;
IV. Implantação de um código de ética e responsabilidade social;
V. Ampla divulgação de todas as ações do Clube à sociedade no Portal;
VI. Prestação de contas no Portal de todas receitas e despesas, inclusive das doações de torcedores através dos projetos a serem criados; e
VII. Incentivar o torcedor a se tornar Sócio Torcedor, através de um projeto especial de benefícios, como sorteio de camisas usadas nos jogos, amplo acesso às dependências do estádio em treinos ou jogos, visita à concentração etc.

2 - PROJETO SOCIAL
Será implantado o Projeto de Revitalização da Sede Social e dos Associados, através da criação de eventos e programas sociais junto à comunidade local, aos sócios, aos atletas e à torcida.
Serão ampliadas aas categorias de sócios, que englobarão benefícios conforme realidade do associado. Para o primeiro ano da Gestão da Novos Rumos teremos a meta de 10.000 novos associados, através de campanhas como “A MAIOR TORCIDA DO NORTE” e “A TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL”. A priori, as seguintes categorias são sugeridas:
a. Sócio Patrimonial;
b. Sócio Contribuinte;
c. Sócio Atleta (incentivo à prática esportiva);
d. Sócio Torcedor;
e. Sócio Família; e
f. Sócio Brasil Bicolor.

3 - RECURSOS DISPONÍVEIS IMEDIATOS
a. O estádio;
b. A sede social;
c. O torcedor (cliente);
d. A tradição;
e. A marca; e
f. O atleta.

4 - ABORDAGEM DAS FINANÇAS
Será adotada a criação de uma empresa de gestão, buscando uma forma de blindagem patrimonial para essa empresa. Essa empresa será trabalhar como uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), já que irá gerir recursos oriundos dos torcedores e patrocinadores, ou seja, recursos da sociedade em geral. A sua gerência será composta por profissionais do mercado de trabalho com experiência na sua área de atuação. Todos os gestores terão os seus bens declarados quando do início e término da sua gestão. Cada campeonato deve ser entendido como uma unidade de negócio, apurando o resultado de cada um.

5 - OUVIDORIA
A Ouvidoria do Paysandu Sport Club está ligada diretamente à Presidência e é responsável por receber manifestações, como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos associados, sócios torcedores e torcedores quanto aos serviços, desempenho, imagem e gestão prestados pelo Clube. É totalmente independente, onde esta entidade atende à torcida através do portal e ao associado e ao sócio torcedor através de telefone. À todas solicitações serão emitidos relatórios e levados à Câmara de Gestão semanalmente com retorno de informações publicados no portal. A Ouvidoria será o canal entre a Direção Executiva e os clientes do Clube e indicará o grau de satisfação.
Através de sua participação e do conhecimento de seus problemas, o Paysandu Sport Clube estará apto a elevar o padrão de seus serviços no atendimento aos seus clientes e à sociedade em geral.

6 - CONSELHO ADMINISTRATIVO
A formação de um conselho administrativo será o ponto inicial de todo o processo de gestão do novo Paysandu. Terá atuação ligada ao poder executivo do clube. Será formado pelo Presidente do Clube, seu Vice e demais titulares das Diretorias, inclusive pelo Diretor Executivo, que será um executivo profissional, com experiência em gestão de clubes, contratado para gerir o Paysandu como uma empresa. São os administradores do clube.
Todas as decisões de grande relevância do Clube serão levadas à decisão do Conselho Administrativo, inclusive as contratações de atletas. Serão promovidos encontros semanais para avaliação das ações do poder executivo. Disporá do poder facilitador e captador de parceiros e investidores. Estruturará o Planejamento Estratégico.

7 - CONSELHO FISCAL
O Conselho Fiscal será o órgão de controle interno do Paysandu Sport Club, será composto pelo Presidente do Conselho Fiscal e membros da Diretoria Jurídica. Emitirá pareceres sobre o orçamento e as contas, além de fiscalizar a execução do orçamento. A Junta de Julgamento e Recursos é a instância que julgará as infrações e aplicará penalidades aos sócios aos atletas, com o assessoramento da Diretoria a qual o ente julgado estiver diretamente ligado.

8 - DIRETORIA EXECUTIVA
A Diretoria Executiva será composta pelo Presidente, Vice Presidente e Diretor Executivo, onde este último será profissional contratado do clube com formação acadêmica e experiência profissional comprovada na área de administração esportiva e executará a função administrava de direção das decisões da Diretoria junto às áreas financeira, social, jurídica, marketing e comunicação, olímpica e de futebol. Bem como ficará a frente da área administrativa e patrimonial, além de ter como função a gestão de passivos do Clube.

9 - DIRETORIA FINANCEIRA
A Diretoria Financeira planejará, em junto às demais áreas, o orçamento do Clube para o exercício ou campeonato que o clube venha a participar, que será tratado como uma unidade de negócio. Manterá a Diretoria Executiva constantemente informada sobre as atividades de sua Diretoria, bem como também a Diretoria de Comunicação que será responsável pela divulgação dos dados das finanças do Clube. Administrará e supervisionará o controle de todos os recursos financeiros. Efetuará a emissão dos relatórios contábeis mensais e anuais, bem como apropriará contabilmente as entradas e saídas financeiras e patrimoniais do clube. Administrará as entradas e saídas financeiras e patrimoniais juntamente com o Conselho Administrativo. Controlará a emissão de pagamentos através de dinheiro ou cheque, verificando o fluxo de caixa do Clube. Promoverá a revisão do orçamento sempre que novos fatos assim o exigirem, informando imediatamente a Diretoria Executiva para tomada de decisão conjunta com demais Diretorias através do Conselho Administrativo.

10 - DIRETORIA JURÍDICA
À Diretoria Jurídica caberá o planejamento junto às demais áreas o orçamento do Clube para o exercício ou campeonato que o clube venha a participar. A orientação e assessoramento dos membros das demais diretorias sobre todas e quaisquer matérias de natureza jurídica. O exame e a orientação sobre todos os contratos em que o Paysandu Sport Club figurar como interessado.
Também caberá a organização do corpo de advogados para defesa dos interesses do Clube junto à justiça esportiva, trabalhista, previdenciária e tributária. Bem como prevenir a Diretoria Executiva e demais diretorias do Clube quanto aos aspectos legais relativos à justiça esportiva, trabalhista, previdenciária e tributária.

11 - DIRETORIA DE FUTEBOL
À Diretoria de Futebol caberá a gestão do futebol profissional do Clube considerando cada campeonato como uma unidade de negócio, apurando o resultado de cada uma das competições e retroalimentando o sistema gerencial.
Caberá ainda:
a. o acompanhamento diário sobre a comissão técnica;
b. a interação e monitoramento contínuo da Diretoria com atletas;
c. a definição dos critérios de contratação com base nas qualidades técnicas, no comportamento pessoal e evolução profissional dos atletas através de diagnóstico expedido pela Comissão Técnica com auxílio da Diretoria de Comunicação e levado ao Conselho Administrativo;
d. as indicações de contratação com prioridade nos atletas da nossa região e circunvizinhança; e
e. a formação de Comissão Técnica formada por profissionais com perfil de crescimento e qualificação comprovada.

11.1 - METAS DO FUTEBOL PROFISSIONAL:
I. Campeão Estadual;
II. Campeão da Série “C”;
III. Retorno a série “B”; e
IV. Retorno a série “A”;

12 - DIRETORIA DE ESPORTES OLÍMPICOS:

O esporte amador terá sua verdadeira valorização, o projeto Paysandu Olímpico tratará o amadorismo visando às competições olímpicas, com a seriedade que as demais modalidades esportivas do Clube merecem. A gestão também será descentralizada, será acompanhada de perto pelo vice-presidente do Paysandu, Miguel Sampaio, o maior nome do esporte amador paraense. Buscará junto a Diretoria de Marketing e Comercialização recursos financeiros para a sua viabilidade.
Serão buscadas Parcerias com empresas, instituições de ensino, entre outros, cujo patrocínio seja capaz de viabilizar a modalidade esportiva. O atleta deverá estar vinculado contratualmente ao Clube, que viabilizará a manutenção dos mesmos através das parcerias. Esse projeto levará a marca do Paysandu a competições de caráter nacional, valorizando o atleta e o Clube, atraindo assim investidores para lucrar junto com o Paysandu. A priori farão parte do projeto as modalidades vôlei, basquete, tênis de mesa, handball, regata e boxe olímpico. O maior projeto já realizado no esporte amador paraense.

12.1 - FUTEBOL AMADOR
O futebol amador estará vinculado à Diretoria Olímpica e terá como meta a formação de valores para o clube. Levando em conta as prioridades imediatas, essas medidas serão tomadas de acordo com a situação financeira do Clube, mas visam à reestruturação das divisões, com captação e destinação dos recursos para a atração de novos talentos e infra-estrutura para dar suporte ao futebol profissional. O planejamento orçamentário contemplará construção do Centro de Treinamento, com estrutura para atender as diversas divisões, inclusive o futebol profissional, podendo inicialmente o espaço ser terceirizado.
Todos os contratos deverão seguir um padrão de uniformidade e serão homologados pelos gestores Diretoria Olímpica e com aprovação da Diretoria Jurídica, Financeira e Executiva.
Será estabelecida a forma de contratação do atleta assegurando ao Clube os direitos federativos, não permitindo que empresários e procuradores sejam os proprietários desses direitos.
À Diretoria Olímpica estará vinculado o Núcleo de Captação de Novos Atletas onde toda contratação será claramente demonstrada aos clientes através do Portal.

13 - DIRETORIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO:
A Diretoria de Marketing e Comunicação assessorará a Diretoria Financeira no planejamento, junto às demais Diretorias, do orçamento do Clube para o exercício ou campeonato que o clube venha a participar, que será tratado como uma unidade de negócio. Desenvolverá o mix de marketing do Paysandu Sport Club (produto, praça, preço, promoção etc.), estabelecendo estratégias de marketing competitivo, levando em conta a força demográfica, econômica, física, tecnológica, política e cultural. Estabelecerá um sistema de informação de marketing em conjunto com a Diretoria de Comunicação e orientará a Diretoria Executiva.
Também esta Diretoria desenvolverá os projetos do Clube levando em conta os
princípios do marketing socialmente responsável, valorizando e respeitando o sócio e o cidadão. Desenvolverá campanhas promocionais e publicitárias, juntamente com as Diretorias de Comunicação e Executiva, buscando novos sócios e fortalecendo a credibilidade dos produtos e serviços do Paysandu Sport Club. Administrará e negociará todos os contratos de comercialização de produtos, publicidade e serviços do Clube, tendo o assessoramento das Diretorias Jurídica e Executiva. Buscando sempre a valorização da marca Paysandu e consequentemente dos produtos licenciados pelo Clube, agregando valor aos patrocinadores através da administração profissional que será implantada no Clube.

13.1 - PROPOSTAS DE PROJETO DE MARKETING:
I. Reestruturação da força da marca;
II. Pesquisa e desenvolvimento dos projetos das campanhas de sócios;
III. Meios de interação com os sócios;
IV. Interiorização dos sócios;
V. Implantação do turismo esportivo;
VI. Ampliação e virtualização dos pontos de vendas e recebimento dos sócios; e
VII. Modernização dos veículos de comunicação e relacionamento com a imprensa.

13.2 - ASSESSORIA DE IMPRENSA:
A Assessoria de Imprensa estará ligada diretamente à Diretoria de Comunicação e realizará o portfólio do Paysandu Sport Club, catalogando e criando banco de dados de cds, jornais, revistas, fotos e demais mídias de notícias e jogos oficiais ou amistosos do Paysandu Sport Club. Auxiliará a Diretoria de Futebol a divulgar as escalações do time, organizará, desenvolverá e orientará os contatos com os meios de comunicação para esclarecimentos e divulgação de eventos ou jogos ligados ao Paysandu Sport Club, bem como todas as demais informações que interessam aos meios de comunicação.
Ainda, a Assessoria dará assistência a pessoas ligadas aos meios de comunicação e autoridades presentes no estádio, fornecendo as credenciais para pessoas da imprensa, indicando-lhes o local que lhes for destinado durante a realização dos eventos (jogos, treinos e outros). Fornecerá as informações à Diretoria Executiva para a alimentação do Portal do Paysandu Sport Club. Será a responsável pela organização e emissão de nota oficial de notícias do Clube.

13.3 - GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
A Gerência de Tecnologia da Informação, ligada à Diretoria de Comunicação e Marketing caberá o papel de integrar os diversos departamentos do Paysandu Sport Club, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. Adotará Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP), que são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração é vista sob a perspectiva funcional, pois engloba sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, serviços, marketing, vendas, compras etc. E tem perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão etc.).
Esta Gerência de TI se incumbirá em transformar o site institucional do Paysandu Sport Clube em portal, aumentando assim a interatividade do clube com seus torcedores (clientes), bem como fornecerá informações atualizadas e produtos com a marca do clube para aumentar sua receita, bem como irá facilitar o acesso a programar como o sócio-torcedor e venda de ingressos no sistema ON-LINE. Quanto à parte institucional propiciará extensa informação sobre a história, as tradições e todos os valores perenes que compõe a marca do Paysandu Sport Club. Ou seja, o clube passará a ter canais de afiliação, de venda de produtos licenciados, de ingressos inclusive com conexão a sistemas diversos meios de pagamento, podendo o consumidor pagar seu ingresso por meio de cartões de débito, crédito e assim por diante. Além de possibilitar uma canal de comunicação para uma interação maior de forma organizada e qualificada dos torcedores com a Direção do clube, bem como com os jogadores.
O departamento de TI, através da sua Gerência, dará suporte ainda à Diretoria de Futebol com várias ferramentas tecnológicas como potencializar a análise de testes fisiológicos e sua aplicabilidade para os profissionais da Comissão Técnica, bem como o referido acompanhamento. Bem como acompanhamento em tempo real de todo o crescimento de jovens valores da categoria de base visando lapidar as futuras jóias do clube pela Direção e coordenação do futebol. Subsidiará ainda esta Comissão compilando dados sobre arbitragem, cartões amarelos dos jogadores, histórico do adversário, classificação atualizada da competição, tabela de jogos, quantas vezes cada jogador entrou em campo, quantos minutos permaneceu e quantas vezes balançou as redes, apresentando dados na beira do gramado à comissão técnica por meio de smartphones e computadores portáteis além da ficha de inscritos e o histórico de partidas do time ao longo do ano, a ser desenvolvido em plataforma que permita a utilização de banco de dados como funciona desde 1997 no Corinthians. A Gerência de TI terá suporte e infra-estrutura dinâmicos com atualização em tempo real, visando maximizar o tempo para a tomada de decisão dos gestores do clube, reduzir custos (redução do custo com papel, correio, e etc.) e possibilitar principalmente um cruzamento das informações integradas para os diversos setores do Clube a fim de que seus respectivos responsáveis possam tomar decisões precisas e imediatas.

15 - ORGANOGRAMA PROPOSTO:

Veja também:

>> CLASSIFICAÇÃO SÉRIE B 2013

>> TABELA SÉRIE B 2013

>> MÚSICAS DO PAYSANDU

>> WALLPAPERS

>> HUMOR

>> GALERIA DE FOTOS

>> VÍDEOS DO FUNDO DO BAÚ

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